sábado, 28 de julho de 2007

É A NOTÍCIA...,

*****
Pombal
Novo bairro da comunidade cigana foi inaugurado mas moradores só se mudam em Setembro


O novo bairro de habitações sociais de Pombal que será exclusivo para a comunidade cigana local foi ontem inaugurado pelo secretário de Estado do Ordenamento apesar de aquela população só irem para lá morar a partir de Setembro. O presidente da Câmara de Pombal, Narciso Mota, justificou a decisão de concentrar a comunidade cigana num bairro exclusivamente destinado aos ciganos alegando que já ocorreram “problemas noutros locais” quando pessoas de etnia cigana foram viver junto de “outras pessoas”.
Na zona onde existem as habitações precárias actualmente ocupadas pelos ciganos, será criada “uma zona verde e um corredor ribeirinho” para usufruto da população.
O novo bairro custou 2,6 milhões de euros, comparticipados em 50 por cento pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, e localiza-se na outra margem do rio Arunca. Nesse sentido, para prevenir cheias, a cota de construção foi aumentada em dois metros e o rio será sujeito a uma intervenção no leito e no muro de suporte para impedir problemas com inundações. Os novos moradores terão rendas sociais para os apartamentos adequados ao seu agregado familiar, e estão sujeitos ao regulamento habitacional que obriga à preservação dos equipamentos construídos, acrescentou Narciso Mota. A comunidade cigana contesta os maus acessos ao novo bairro já que um dos túneis que poderia servir de ligação do empreendimento ao bairro foi tapado, obrigando os moradores a percorrer mais algumas centenas de metros.
No entanto, a autarquia recorda que o terreno foi oferecido pelos promotores da Urbanização das Cegonhas e uma das condições para essa oferta foi o fecho desse túnel. (in http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=87487f86d1aaec11a2beacd253775031 )