segunda-feira, 2 de maio de 2011

ANESTESIADO...

*****

ANESTESIADO…
O senhor que conheço, de perto, dizia-me que tinha de ir à faca…
Prestei-lhe atenção…
Pormenor atrás de pormenor, fui-me inteirando do seu estado de saúde, a causa de ter de ir à faca, das suas emoções: um misto de; ansiedade grande, resignação; que a ciência possa corrigir, antes que seja mais tarde.
O receio maior, prendia-se com a anestesia, ía ser anestesiado pela marca grande; que teve um familiar que ficou esticado na marquesa sem mais acordar, porque a anestesia passou-o directamente para o outro lado.
Despedi-me com desejos de boa ventura.
Anestesiado… pois!
Dei-me a pensar com os meus “botões” sobre a dita palavra !!!
Que ao fim e ao cabo, também todos nós; fomos, continuamos, a ser anestesiados pela marca grande, por esta qualidade de políticos que continuadamente nos saem na rifa desde o 25 da silva - uns com ar de venerandos paternalistas, outros populistas aos berros, outros de birra caciqueira, outros vestidos de respeitabilidade tecnocrática, outros e outros com ares de prestígio de quem tem um olho em terra de cegos..
Enfim… há escolha para todos os gostos, salvo seja.
Anestesiado… pois!
No dia a dia, somos surpreendidos por fraudes praticadas dentro da “coisa pública” como prática reiterada por indivíduos sem escrúpulos - que deviam dar o exemplo pela bitola grande - continuamos anestesiados sem nada podermos fazer, qualquer movimento que seja para contrariar; uns pela idade, outros pelo cansaço, outros enjoados, outros ainda, pelas palavras mágicas que ouvem e aceitam como boas.
Anestesiado… pois!
Outros aliciados pelo lugar melhor, pela benesse, ou de quererem continuar a ter boquinha para a corrupção.
Anestesiados porque aprenderam essa cultura, onde ebriamente se deslumbram, de passarem a ser “respeitáveis” colaboradores do todo.
Como protagonistas, aspiram à sua quintarola de poder, já nem justificam os desmandos para amarfanhar todos os que não lêem pela sua cartilha.
Como também não se retratam quando fazem reduzir à sua excelsa vontade o prejuízo do método; quando lá implantam um que tem cartão do “inteiro”.
Anestesiado… pois!
Pela televisão, pelos jornais, e outros a comunicar, quando não informam o lado da verdade e dos factos pela verdade; que conspurcam, que omitem; de terem tratamento contrario aos factos, ou com efeitos de somenos importância.
Há com toda a certeza excepções…
Tenho um enorme cansaço, irritação, impotência…
.